Villa General Belgrano
História

História: Villa General Belgrano

Villa General Belgrano, terra de imigrantes.

Em uma região de altas montanhas, rios caudalosos e grandes lagos, na região de Valle de Calamuchita, encontra-se a Villa General Belgrano. Nos finais da década do 20 e a príncipios do 30, um grupo de imigrantes de origem centroeuropéia chegaram a esta terra atraídos pela beleza do lugar e com o promete de desenvolver cooperativas agrícolas sobre a base da plantação de maçãs e nogais. Habitavam este sítio dez ou quinze familias de “criollos”que viviam da exploração agrícola-ganadera. Familias tais como a de Justiniano Sánchez, Francisco Pereyra,Laureano Martínez, Gauna, Julio guzman e os Maldonados, entre outros.

No ano 1929, chega a esta terra Don Pablo Heintze em procura de um lugar adecuado para por em práticaseu ideal ; formar cooperativasagrícolas e forestar do jeito alemão, sob baixas condições, como as conhecidas em sua pátria. Foi assim que decidiu estabelecer-se no Valle de Calamuchita, já que reunia tais condições. Junto com Jorge Kappuhn, quem contava com o capital de investimento adquiriram a paragem denominada “ el Sauce. Nos seus escritorios de Buenos aires, ambos ofereceram lotes quase exclusivamente a pessoas da coletividade de fala alemã. Em 1932 chegam as primeiras familias atraidas pelo clima benéfico e a paisagem que lhes fazia lembrar da sua pátria. Traziam a férrea vontade de se estabelecer-se neste país e escolheram este vale como a sua nova pátria.

As fortes geladas depois da forestação, a falta de água para riego e as pragas murcharam os seus sonhos .mediante contatos em Buenos Aires um grupo de alunos maestros e pais de escolas alemãs chegam em 1935 a passar as suas férias. A boa cozinha e a amabilidade recebida atriram rapidamente a mais turistas e imigrantes de outras nacionalidades centroeuropéias. Este foi o ponto de partida para que o povoado progredisse e crescesse definitivamente.Em 1937 foi denominada Villa Calamuchita . Uns anos mais tarde, a meados de 1940 refugiou a marinheiros do acorazados do Graf spee autoimolado após a batalha do Río de La Plata, na segunda guerra mundial. Estes jovens colaboraram com o crescimento do povoado, estabelecendo-se muitos deles em forma definitiva. Em 1943 após um confuso episódio no povo, rodeado de um clima perturbado políticamente e em plena segunda guerra mundial,foi queimada uma bandera Argentina, se bem nunca se soube quem tinha sido a Legislatura Provincial decidiu nomear a cidade novamente Villa General Belgrano em homenagem ao criador da nossa bandera e se estabeleceu o dia da fundação o 11 de outubro de 1932, foi escolhido este di ajá que o seguinte era feriado então se trabalhava um e ao seguinte se descansava.

Em 1953 villa general Belgrano tem seu próprio município.Quatro anos mais tarde e com motivo de inaugurar a rua principal se realiza um festejo coincidente com um novo aniversário da villa. Desta maneira nasce a “Festa da Cerveja”, que em 1967 é declarada de interês provincial e em 1980 é declarada “Festa Nacional da Cerveja”, conformando junto com a festa de la Masa (Páscoa), Festa do Chocolate Alpino (férias invernais) e a feira do Natal o calendário das festividades.