Villa General Belgrano
Valle de Calamuchita

História: La Cumbrecita

No ano 1932 viaja à argentina contratado por cinco anos , o Dr Helmut Cabjolsky. Foi acompañado por sua esposa Sra Hedwig Behrend de Cabjolsky, seus filhos Helmut e Klaus de 13 e 11 anos , sua empregada a Sra Liesbeth Mehnert e seu esposo Kurt Mehnert. Durante a sue estada na Argentina e tendo saudades das paisagens de montanhas e descontente com os lugares conhecidos onde poder ter seus descansos anuais, logra comprar ( 1934) nas serranias de Córdoba um campo de aproximadamente 500hetáreas o qual continha como ponto de referência o (segundo cadastro) o nome de CERRO CUMBRECITA com uma altura de 1450msnm.

O povoado mais próximo Los Reartes, originariamente posta para câmbios de cavalo do caminho real, distava do campo adquirido somente 12 km em linha reta, os quais uma vez construida a primeira marca se transformaram em 27 km a percorrer. O próximo assentamento distava  a outos 11km, a então denominada estância El Sauce, que com o correr dos anos se transformo una hoje Villa General Belgrano. Todo tipo de materiais, comestíveis etc se realizavam obligatoriamente desde a cidade de Alta Gracia. Os primeiros anos a paisagem era agreste, sem árvores, típico de córdoba.

Dos cunhados do Dr cabjolsky F e E Behrend, cegados da Europa, vivendo em barracas, dedicaram-se a desenvolver um Viveiro local, o cercado de uma parte do campo para evitar que os animais destruissem as plantas e o traçado de uma marca de entradaà zona desde Los Reartes.A primeira edificação, realizada em barro, foi iniciada no ano 1935. originalmente pensada como casa de verão, muito logo se transformou em um albergue para poder alojar aos amigos da família Cabjolsky.

O próximo passo ,dado o Crescente interesse, a mesma começou a funcionar como uma pequena pensaos familiar( na atualidade hotel La Cumbrecita) a qual finalmente foi adquirida pelo Sr Reynaldo Schefski e Sra quem tinham cegado ao lugar, interesados pela família Cabjolsky, com a Idoia de se dedicar à cria de gado. Entrtanto, a Senhora Liesbeth Mehnert e seu esposo continuaram ao lado da família Cabjolsky durante os primeiros anos, se dedicando depois à confeção de bolos e massas ( Confeitaria Liesbeth. O lote original o traçado das ruas e as primeiras edificações foram feitas pelo Eng Helmut F. Cabjolsky, filho mais velho da família, sem esquecer de mencionar às primeiras familias que se estabeleceram e compartilharam a difícil tarefa  de transformar La Cumbrecita neste pequeño paraiso Valenta; Knoepfli,Fleckneistein;Anz;Zechner;Scholler,Mayer etc e aos habitantes locais da zona Gimenez,López;Molinaetc.

A divulgação do encanto e beleza do lugar, em um princípio não foi intencional mas bem circunstancial e de boca em boca, já que nunca se tinha pensado na posibilidade de que a Cumbrecita podia se transformar em um polo de atração turística. Hojee m dia não só se tem transformado em um dos lugares mais importantes exclusivos e seletos mas também em um lugar incluido no turismo internacional.