Villa General Belgrano
Valle de Calamuchita

História: Villa Rumipal

Seguindo com a trdição e em idioma quichua, o significado de Rumipal vem de RUMI” estrela” e PAL “ pedra” ou seja “ Estrela de pedra” também existe outra interpretação do nome da localidade que o traduz como “ Padre de los Cerros” título que se dava ao cacique que esteve na região dos cinco rios que formam o Tercero, lugar hoje ocupado por um amplo expelo de água de umas 5500 hetáreas de superfície.

Durante os anos 20 atraídos pelo início de uma construção do Dique del Embalse das águas do Rio Tercero e pelos novos postos de trabalho que se abriam, chegaram a esta paragemnumerosas familias que se movimentavam pelas únicas vias que eram as marcas deixadas no caminho por outros.As principias actividades que tiveram eram o desmonte dos terrenos que depois ocupariam, fabricação de tijolos com os que construiriam as suas casas, além de criar animais que possuiam e eram de ajuda nas tarefas ditas e também forestar o que depois seria o Camping Municipal de Villa Rumipal.

Com o correr do tempo as atividades igual que as construções foram evoluindo, foram edificadas casas com maior amplitude e outras que cumpriram as funções dos primeiros hotéis.El Playa Hotel e Parque Hotel Rumipal. Posteriormente se levantou o Hotel Rumipal hoje atualmente o edifíco do Colégio secundário IPEM Nº 76 “ Gustavo Riemann”.

Entre as atividades recreativas que se realizam durante o dia podem se nomear as carreiras , as partidas de futebol e as brigas entre solteiros e casados, a pesca de bagres. E as “mateadas entrae amigos”. Durante a noite se reuniam nos “ranchos” La Querencia” e “ El Pejerrey” para dançar os variados ritmos. Todo isto segundo a ordem social desses tempos