Villa General Belgrano
Valle de Calamuchita

História: Alta Gracia

A  cidade de Alta Gracia , encontra-se assentada na região denominada por seus nativos PARAVACHASCA, termo que em quichua significa “ lugar de vegetação enmarañada” ou segundo outras interpretações da toponímia “ chuvas discontínuas”. Trata-se de um amplo vale, rodeado por serras de não muita altura, que a protegem em seu setor Noroeste-Suleste, em forma de ferradura. Os primitivos povoadores, chamados COMECHINGONES, eram hombres pacíficos que tiravam proveito doecosistema para a subsistência. Após de seu contato cultural com os SANAVIRONES, originários do norte cordobés, aprenderam o cultivo por regadio, domesticaram chamas e vicuñas e praticaram a cça e a pesca. Seu nome, comechingones significa “come pedra ou “come terra”, probablemente  por suas moradias de pau e palha, excavadas nos barrancos dos cursos de água ou quase dentro de covas que faziam as rochas.

Ao avançar a corrente colonizadora do Alto Peru, liderada por Don Jerónimo Luis de Cabrera, é fundada a cidade de córdoba da Nueva Andalucia o 16 de julio de 1573. As ações de conquista levadas a cabo na zona, conseguiram reduzir aos primitivos, em uma tarefa que mudaria o destino das terras . Fiel colaborador como interprete da lengua entre nativos e espanhóis, Don Juan nieto, recebe como prêmio a sua atuação uma Merced de Terras, que abarcavam a zona de Paravachasca, o 18 de abril de 1588. Juan Nieto inicia a exploração da encomenda, habilitando casas, e currais de pedra. Fez uma pequena Estância, à que chamou POTRRO DE IGNACIO DE MANRESA, a que segundo diferentes autores, era de grande extensão. Chegava ao oeste até a cumbre das tierras e para o leste , até o caminho existente de Córdoba a Anisacate. Também se estima que a localização foi realizada a duas leguas ao Sul do atual centro, muito perto do Rio Anisacate. Ao morrer Juan Nieto em 1609, sua viúva casou novamente com don Alonso Nieto de Herrera, quem não tinha parentesco com Juan N e como único herdeiro desta propriedade ao falecer sua esposa e filha .Em lembrança de um Santuério de Algarrovillas ( Espanha) dedicado ao culto da Virgem da Alta Gracia, de quem era muito devoto rebatiza com este nome a zona.

Homem de forte crença religiosa, resolveu ingressar à Compañía de Jesus, doando todos os seus bens à mesma no ano 1643. Quando os Jesuitas chegam à Estância começa uma época de grande progresso. Para dar águas às terras constróem um Tajamar (1653), o que era provisto por meio de canais subterrâneos e canais de irrigação que o alimentavam desde sua obra complementária, LOS PAREDONES. Esta obra hidráulica se complementava com EL MOLINO e depois seria a rega das hortas e quintais.Suas obras arquietônicas perduram até hoje e suas principias construçães são o OBRAJE, LA IGLESIA Y LA RESIDENCIA. Não tem ficado rastros mas alguna referência de LA RANCHERIA, onde viviam os esclavos negros e obreros nativos.
A Estância Jesuíta estava administrada por dois ou três irmãos que viviam na Residência e tinham 300 escravos negros para realizar suas tarefas. Em 1767 são expulsos os Jesuítas de todas as missões da América e da Europa e seus bens passam a ser administrados por uma Junta de Temporalidades, os escrvos negros são levados a Córdoba e a Estância de Alta Gracia fica abandonada. A impossibilidade de administrar  a Estância, faz com a mesma se remate em 1773. É adquirida por José Rodriguez, com um prazo de 9 anos para pagar seu preço, mas não pode cumplir com este prazo. Em 1785 hipoteca Alta Gracia e suas propriedades em córdoba e obtem da Junta de Temporalidades novos prazos. Morree m 1786 e se faz cargo da administração seu filho, permanecendo em suas funções por dez anos. Em 1787 há um menoscabo da produção da Estância e se faz uma nova prorrogação para a liquidação da dívida. Volta a se rematar a Estância em 1796. Resulta Juan del Signo o melhor licitante com os procuradores Vitorino Rodriguez e Antonio de Arredondo. Victorino era filho do devedor ejecutado e integrava à sua vez a Junta de Temporalidades que tinha disposto o leilão. Ao pouco tempo se produz a divisão da extensa propriedade segundo um arranjo entre os compradores.

Os postos principias e a metade dos esclavos , para Arredondo, o qual significava dias a cavalo por caminhos rocosos para visitá-los. O Convento e as terras que o rodeavam para Victorino Rodriguez quem possuiu até 1810 data em que é vendido a don Santiago de Liniers e Bremond, que a seu passo por Córdoba decidiu se instalar e com dinheiro emprestado e hipotecas compra a Estância.
Produzida a Revolução de Maio, Liniers integra uma delegação contrarrevolucionaria que desde córdoba avança para Buenos aires. Esta é reprimida e seus chefes entre eles, Liniers são mortos em Cabeza de Tigre, perto da atual Cruz Alta. A Estância passa a mãos dos herdeiros do Virrey, quem nãpodem atendê-la já que eram menores de idade e seus tutores residiam em Buenos Aires. Finalmente em agosto de 1820 resulta mediante um leilão para Don José Manuel Solares.
É deste jeito que em pouco tempo e por sua capacidade de trabalho e sentido das coisas, Solares tinha dominado o complexo rural, conhecia os aspetos mais minúsculos e sabia o nome de todos os empregados suas virtudes e erros.
Pouco antes da sua morte e em razão de não ter filhos, define seu testamento a sua vontade de criar uma Vila, nas proximidades das construções jesuitas, que inicia  com a doação de parcelas “ aos pobres de notável honradez”, os músicos de culto, autoridades etc destinado a tal fim um lugar da propriedade, com uma superfície de 70 quadras, próximas à horta e à residência.
Esta parte da cidade não esteve incluida nos litígios que se produziram depois da morte de Don José manuel Solares em 1868. O Albacea Testamentario Telesforo Lozada vende a Don Galo Cámara.
Ratifica-se a venda a favor de Dona Manuela Lozada de Cámara e ésta vende a seu irmão Don Rafael Lozada, dando lugar a um juizo reivindicatório iniciado pelos filhos de Don Galo Cámara que lhes resultou favorable.

O Governo Provincial cria o Município, o 14 de Janeiro de1900 e resulta escolhido como primeiro prefeito Don Domingo Lepri. Em 1905 realiza-se a divisão do que tinha sido o coração da Estância Jesuita, em três grandes setores.
Em 1906 Guillermo franchini compra aos Cámara 100 hetáreas para a companhia de Terras e Hotéis, vinculada ao ferrocarril. O que se conhece como El Alto e a Villa Pelegrini que se desenha e vende quase totalmente em Buenos Aires. Constrói-se o Sierras Hotel, que se inaugura o 1908 e começa a atividade turística em Alta Gracia. O 28 de Junho de 1940, ao atingir os 10000 habitantes Alta Gracia é elevada ao nome de cidade pelo léi 3849.
Muitas personalidades tem passado por esta bonita cidade, como o músico español “ Don Manuel de Falla” ou como também o Herói da Revolução cubana “ El Che Guevara”, a quem se lhes criou um museu em sua memória.